Páginas

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

2016 já começou e aos paulistas que torceram contra, aquele abraço................

Depois de muito esperar, e aprender com as derrotas, o Rio de Janeiro volta a ser manchete no mundo inteiro. A ex-capital do Brasil tem motivos de sobra para comemorar, pois enfim é sede das Olimpíadas de 2016, os primeiros jogos olímpicos da América do Sul.

A disputa na fase final se deu com 03 cidades de primeiro mundo, ou alguém duvida do potencial de Tóquio, Madri ou Chicago? Acredito que o Rio ganhou, não por apresentar o melhor projeto, ou por ter o Presidente Lula como seu maior defensor. O RJ ganhou porque tem um povo alegre, que não se abate nem nos momentos de maior dificuldade, e mais, o único povo dentre as quatro cidades finalistas que sempre quis e torceu pela escolha da cidade candidata.

No que tange as obras e as exigências do COI, o trabalho tem que começar já. Dois pontos merecem destaque, a segurança pública e o transporte. A contratação e capacitação dos Policiais Militares e Civis é essencial para garantir o bom andamento das delegações que aqui se farão presentes em 2016.

E aqui surge a principal preocupação de todos; a lisura na contratação das empresas que executarão as obras. Desde já deixo aqui uma sugestão; porque não fazermos uma comissão de avaliação prévia com membros do Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado do RJ, Tribunal de Contas do Município do RJ, e Controladoria Geral da União? Em síntese, todos os projetos e obras que ultrapassassem a modalidade de licitação Concorrência teriam que ter seu orçamento previamente aprovado pela Comissão de Finanças e Controle. Acho que poderíamos ter sucesso nessa empreitada.

Por fim, deixo este último parágrafo para falar dos nossos amigos “paulistas”, ou argentinos brasileiros, como queiram. Torceram contra desde o começo, criticando o RJ de todas as maneiras, dando a entender que todos os problemas do Brasil decorriam daqui. Acham que moram num outro pais, mas esquecem que tem os mesmos problemas que todos os brasileiros. Sofrem com transporte, segurança pública e desigualdades, assim como o Rio de Janeiro. Mas ao invés de se preocuparem com seus problemas, preferem apontar os defeitos alheios. Para estes paulistas lanço mão aqui de uma sugestão; O Comitê Olímpico Brasileiro deveria fretar alguns aviões da Air France e da TAM para trazer os paulistas e boa parte da sua imprensa para as Olimpíadas de 2016. E ainda podemos aproveitar para ensinar a eles como se faz uma Olimpíada, pois quem sabe em 3016 eles não sediam um evento do mesmo porte. (Esclareço desde já que Parada Gay na Paulista não conta como experiência.) Lanço aqui a Campanha: São Paulo 3016 – Cidade Candidata. Todos na torcida e até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário