Páginas

quarta-feira, 28 de abril de 2010

A Polarização Política do Brasil e suas vítimas

É inegável que a política brasileira caminha a passos largos no sentido da polarização partidária. 

O modelo norte-americano passa a ser adotado, onde PT e PSDB passam a equiparar-se aos Democratas e Republicanos. Aos demais fica apenas a posição de partidos satélites que acabam por trocar apoio nas votações por cargos de 1º e 2º escalões em Ministérios e Empresas Estatais. 

A famosa "Base Governista" A primeira e grande vítima deste novo panorama político foi Ciro Gomes do PSB. Um candidato capaz e na minha opinião um dos melhores no cenário existente, mas que por diversos erros seus e de seu partido acabou por cair mais uma vez no esquecimento só lhe restando negociar algum ministério para 2011, caso a Dilma seja eleita.
 
Outra vítima deste novo sistema é o PMDB, que sempre se caracterizou por ser um partido forte, e hoje em dia não tem mais um nome de impacto para concorrer a Presidência do Brasil. O PMDB acaba por se contentar com alguns Ministérios e ainda os Governos Estaduais e Prefeituras, onde ele ainda é muito forte. Mas pergunto até quando? Abandonar a esfera federal acaba por tirar visibilidade e o tempo pode levar este grande partido ao relento.
 
A terceira vítima que quero mencionar aqui é a ex-ministra Marina Silva, que tenta a eleição pelo PV. Mulher guerreira e me parece ser uma pessoa séria, mas em política isso não é o suficiente, já que o PV por si só não consegue levá-la ao Governo. 

Uma pena, até porque acho ela mais preparada para ser a 1ª mulher a assumir o posto mais alto da política pátria, mas pelo visto Dilma é a bola da vez. Com relação a Dilma e Serra, fica para uma próxima coluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário