A Saúde Pública vai melhorar, pois vem ai, por intermédio da EC 29/2009, a CSS (Contribuição Social para a Saúde). A junção do PMDB com o PT parece dar força a aprovação do novo tributo cuja alíquota será inicialmente de 0,10% e incidirá sobre todas as movimentações financeiras. A expectativa do governo é arrecadar R$ 12 bilhões por ano, dinheiro que “seria integralmente” destinado à área de Saúde da União, Estados, Municípios e Distrito Federal.
O Ministro peemedebista José Gomes Temporão já faz planos para a nova verba. Curiosamente podemos dizer que já vimos este filme, e cujo final não foi dos melhores, pois pagamos o tributo, e a Saúde ao invés de melhorar, piorou. O dinheiro muitas vezes é desviado, e não conseguimos detectar melhorias no sistema de saúde falido por roubos e má administração.
O principal vilão desta vez é a gripe suína, que necessita de verbas com urgência para seu combate, e ademais, o ministro alega que a verba da saúde cresce de acordo com a variação do PIB, sem levar em conta a inflação do ano, logo a CSS traria uma solução definitiva a vinculação do reajuste a um referencial tão volátil como o PIB.
Ao que tudo indica o embate PSDB/DEM X PMDB/PT ocorrerá em setembro deste ano, cujo palco não será o Coliseu de Roma, mas sim, o famigerado Congresso Nacional com seus 81 Senadores e 513 Deputados Federais ávidos por concessões. Até porque como todos nós já sabemos, por traz de uma grande votação, sempre vem grandes concessões, vide reeleição do FHC, mensalão etc.
Concluo esta humilde coluna com as sábias palavras do jornalista Bóris Casoy: "Este país é uma vergonha".
Nenhum comentário:
Postar um comentário